Seu condomínio ainda usa conta pool???

Muito utilizada por administradoras, a conta pool foi inicialmente criada para facilitar a administração dos saldos de condomínios concentrando todos em um só lugar. Esse tipo de conta foi criada na década de 70 para reduzir custos e taxas bancárias, e era uma alternativa para fugir das altas taxas dos bancos.

No entanto, hoje, esse tipo de conta pode não ser a melhor opção na hora de gerir as finanças do seu condomínio.

Leia esse post até o fim que a gente te explica tudo o que você precisa saber sobre a conta pool.

  • O que é conta pool
  • Vantagens
  • Desvantagens
  • É a melhor opção?
  • Conheça a Conta Digital Inter

O que é conta pool?

De maneira simplificada, a conta pool pode ser resumida em uma conta coletiva. Normalmente de titularidade das administradoras, essa conta reúne e mistura os saldos de todos os condomínios sob os quais a empresa em questão é responsável em uma só.

Embora isso soe um pouco estranho, a conta pool é permitida por lei e é obrigada a seguir certas regras. Por exemplo, como o síndico não tem acesso direto a conta, a administradora é obrigada por lei a entregar relatórios mensais com todas as movimentações financeiras feitas com o dinheiro do condomínio.

Vantagens

No geral, não exite vantagens para o condomínio ... a única vantagem da conta pool é a para a própria administradora.

Desvantagens

A utilização de uma conta pool, no entanto, requer muita atenção e cuidado redobrado. Ao concordar que a administradora assuma a responsabilidade financeira e coloque seu saldo em uma conta pool, o condomínio passa a assumir alguns riscos.

Primeiramente, existe um grande risco de quebra da administradora. A conta pool é criada utilizando o CNPJ da empresa, desta forma,  em caso de falência, o condomínio pode perder todo o dinheiro em caixa.

A conta pool também acaba abrindo uma grande brecha para fraudes e golpes. Embora a administradora seja obrigada por lei a emitir relatórios mensais acerca das movimentações bancárias feitas com o dinheiro do condomínio, nem o síndico nem o condomínio têm acesso aos extratos bancários oficiais da conta.  Por essa mesma razão, caso haja a necessidade, uma auditoria fiscal não pode ser devidamente realizada.

Ademais, a conta pool não oferece ao condomínio um fundo de reserva para emergências e, caso alguma venha a acontecer , o condomínio pode sofrer com a falta de recursos.

É  a melhor opção?

Atualmente, com o surgimento e a consolidação das contas digitais, o maior benefício da conta pool que seria a economia caiu por terra. Isso porque hoje, com a existência das contas gratuitas e sem taxas, manter uma conta conjunta passou a não fazer mais sentido.

Muitas administradoras já vem abrindo mão da conta pool e passaram a utilizar mais contas próprias abertas com o CNPJ do condomínio e permitem o acesso e controle do síndico. Essa opção, além de financeiramente viável e transparente, é muito mais segura. Com ela, o saldo do seu condomínio não se mistura com o de outros, o controle e direcionamento do dinheiro fica mais claro e ela ainda proporciona acesso a um fundo de reservas.

Você conhece a Conta PJ do Banco do Brasil?

O Organize meu Condomínio está sempre buscando formas de te ajudar no dia a dia como síndico. Pensando nisso, nós separamos aqui um espacinho para você conhecer um pouco do que o nosso parceiro tem a te oferecer.

A integração do Organize meu Condomínio com a Conta do Banco do Brasil tem todos os benefícios que você precisa em um só lugar, e melhor, você está com uma instituição com mais de 200 de história, segurança e confiabilidade. Dessa forma você tem uma administração financeira mais fácil, rápida e econômica.

Com ela, você pode manter o controle sobre todas as movimentações financeiras do seu condomínio com segurança e praticidade. E, claro, mantendo a transparência que uma boa administração precisa.

Outros posts relacionados: