Com o boom imobiliário e a falta de transparência na gestão condominial, startup de Campinas cria assistente virtual que traduz balancetes
Startup de Campinas lança ferramenta que transforma saldos financeiros em expressão simples, visual e acessível pelo WhatsApp.
O número de brasileiros que vivem em apartamentos quase dobrou nos últimos 30 anos, segundo o Censo Demográfico 2022. Com o avanço da verticalização nas grandes capitais e o recorde de lançamentos imobiliários em 2024 — mais de 100 mil novas unidades habitacionais, segundo levantamento da Revista OE — milhões de pessoas estão passando a viver em condomínios sem nunca terem tido contato com uma complexa rotina administrativa e financeira que esse tipo de moradia exige.
Esse é um desafio ainda maior quando se considera o tamanho do setor: o mercado condominial já movimenta R$ 190 bilhões por ano no Brasil, com mais de 600 mil condomínios e cerca de 68 milhões de brasileiros vivendo nessas estruturas. É um “Brasil verticalizado” que cresce sem parar — e que ainda vai crescer muito mais e cuidar de ferramentas acessíveis, modernas e confiáveis de gestão.
Nesse cenário de pouca familiaridade e baixa transparência, fraudes e desvios cometidos por administradores e síndicos mal-intencionados ainda são uma realidade preocupante, como revelada por investigações recentes e também retratada no podcast O Síndico (Folha/UOL).
Foi para enfrentar esse problema que a Organize Meu Condomínio , startup sediada em Campinas (SP), apresentou durante o Web Summit Rio 2025 uma nova funcionalidade da Manu , seu assistente virtual com inteligência artificial: a leitura e explicação automática de saldos financeiros. Com um simples envio de PDF pelo WhatsApp (11 96903-3344), a Manu interpreta o documento e devolve um resumo visual, com gráficos e linguagem clara, que pode ser facilmente compartilhado com os moradores.
"A maioria das pessoas não sabe o que é um equilíbrio, quanto mais como identificar inconsistências. A Manu resolve isso de forma simples e segura, democratizando o acesso à informação e aumentando a transparência, e tudo isso, de forma gratuita", afirma Eduardo de Souza, fundador da startup.
Além da nova funcionalidade, a plataforma Organize Meu Condomínio já conta com ferramentas utilizadas no dia a dia da administração condominial, como o agendamento de manutenções com a zeladoria, o registro de moradores e visitantes, o envio de comunicados e o atendimento via WhatsApp por meio do assistente virtual Manu . A empresa também mantém uma comunidade de síndicos no WhatsApp para troca de informações e experiências sobre gestão.
A adoção de IA na administração condominial responde à demanda crescente por eficiência, transparência e praticidade. As balanças inteligentes são apenas um dos recursos do ecossistema digital criado pela empresa, que se consolida como uma das líderes em inovação no setor condominial no Brasil.

